top of page
Buscar

Verão , temporada de virose

  • Foto do escritor: Vicente Médicos
    Vicente Médicos
  • 27 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

No verão o número de casos de virose aumenta. Fique por dentro com nossos dicas

Virose é um quadro clínico que resulta da infecção provocada por algum tipo de vírus. Em teoria, doenças como gripe, dengue e até mesmo a infecção por HIV poderiam ser consideradas viroses já que são provocadas por um vírus. Porém, na prática, os médicos costumam se referir a viroses quando lidam com infecções do trato respiratório ou gastrointestinal e que duram um tempo determinado, em geral com sinais e sintomas brandos e provável evolução para a cura, sem complicações. Normalmente essa denominação é usada até que se consiga descobrir o agente causador da doença.

Sintomas comuns das viroses

Com essa classificação tão abrangente, existem diversos tipos de sintomas que caracterizam viroses, que normalmente variam conforme o tipo de vírus e as regiões do corpo que eles costumam afetar. Podemos dividir as viroses em dois grupos: as viroses gastrointestinais e as respiratórias:

Sintomas de viroses gastrointestinais

As viroses gastrointestinais são muitos comuns no verão e costumam atacar o sistema digestivo e tem como principal sintoma a diarreia, que pode durar de três a sete dias. Essas diarreias podem ser acompanhadas de:VômitoFebreDor abdominalInchaço dos glânglios.

Sintomas de viroses respiratórias

As viroses respiratórias normalmente são causadas pelos vírus da gripe (influenza) e também os vírus que causam resfriados comuns. Elas normalmente causam sintomas clássicos do sistema respiratório, como:Febre baixaCongestão nasalCorrimento nasal claro como águaGarganta irritada e com dorEspirrosDores no corpoDor de cabeçaInchaço dos gânglios.

Sintomas específicos de algumas viroses

Doenças como a dengue, febre chikungunya, Zika vírus, malária e febre amarelatambém são viroses e costumam ter sintomas específicos que ajudam a diferenciá-las de outras doenças causadas por vírus, como:Manchas na pele, caso da dengue e Zika vírusDores fortes nas articulações, como na febre chikungunya e febre MayaroCalafrios e ligeira rigidez na nuca, comuns na maláriaPele amarelada (icterícia) e hemorragias, característicos da febre amarela.

Quanto tempo duram os sintomas?

As viroses costumam ser autolimitadas, ou seja, têm sintomas que duram um período curto de tempo e se curam espontaneamente, entre cinco e 10 dias. Muitas vezes os sintomas de viroses podem ser simples e não levam a pessoa ao médico. O ideal é buscar ajuda se os sintomas estão atrapalhando seu dia a dia, se intensificam e não melhoram mesmo com medicações. #viroses #virose #doencasverao

 
 
 

コメント


13 99639 5766

Cadastre-se

©2018 by Clínicas Dr. Vicente Beraldi Freitas e Equipe. Proudly created with Wix.com

bottom of page