top of page
Buscar

Hanseníase (Lepra): o que é, sintomas, diagnósticos e tratamentos

Foto do escritor: Vicente MédicosVicente Médicos

O que é Hanseníase?

A hanseníase, conhecida também como lepra, é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. A doença costuma evoluir lentamente e pode levar até 20 anos para que sinais e sintomas da infecção sejam detectados. Normalmente o paciente sente sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades.

Atualmente, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, visando que a lepra deixe de ser um problema de saúde pública. Atualmente, os países com maior detecção de casos são os menos desenvolvidos ou com superpopulação. Em 2016, o Ministério da Saúde registrou no Brasil mais de 28.000 casos novos da doença.

História da hanseníase

A hanseníase parece ser uma das mais antigas doenças que acomete o homem. As referências mais remotas datam de 600 a.C. e procedem da Ásia, que, juntamente com a África, são consideradas o berço da doença. A melhoria das condições de vida e o avanço do co­nhecimento científico modificaram o quadro da hanseníase, que há mais de 20 anos tem tratamento e cura.

Transmissão

A transmissão do M. leprae ainda não está completamente esclarecida. A transmissão se dá provavelmente por via respiratória, por meio de convivência muito próxima e prolongada com indivíduo que apresente a forma multibacilar. A transmissão ocorre mais provavelmente por contato com secreção nasal de nariz de indivíduos doentes que apresentem a forma lepromatosa (multibacilar), que não esteja sob tratamento, pois nesses indivíduos há uma grande quantidade de bacilos na secreção nasal. Tocar a pele do paciente não representa risco significativo de transmissão da hanseníase. Cerca de 90% da população têm defesa contra a doença. O período de incubação (tempo entre a aquisição da doença e da manifestação dos sinais e sintomas) varia de seis meses a cinco anos. A maneira como ela se manifesta varia de acordo com a genética de cada pessoa.

Fatores de risco

A hanseníase pode atingir pessoas de todas as idades, contudo a incidência é maior em homens. Como a doença demora para se manifestar é comum que só nos adultos os sinais e sintomas sejam observados, mas normalmente a hanseníase é adquirida ainda na infância. (1)

Os principais fatores de risco da hanseníase são:

-Hábitos de higiene precários (particularmente quanto à lavagem das mãos)

-Contato com indivíduos sem tratamento e que apresentem a forma multibacilar da doença.

Sintomas de Hanseníase

Os sintomas da hanseníase incluem:

Sensação de formigamentoFisgadas ou dormência nas extremidadesManchas brancas ou avermelhadas na pelePerda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tatoÁreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suorNódulos e placas em qualquer local do corpo.

Se não for tratada, os sinais da hanseníase avançada podem incluir:

-Diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos)

-Paralisia das mãos e pés

-Encurtamento dos dedos devido à lesão dos nervos que controlam os músculos

-Úlceras crônicas na sola dos pés

-Cegueira

-Perda de sobrancelhas

-Edema do nariz e orelhas (inchaço).

Buscando ajuda médica

Fique atento aos sintomas. Os principais da lepra são: sensação de formigamento, dormência nas extremidades, manchas brancas e perda de sensibilidade da pele na área das manchas. Se eles persistirem, procure um especialista e explique a ele o que está sentindo. Aproveite e tire todas as suas dúvidas.

657 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


13 99639 5766

Cadastre-se

©2018 by Clínicas Dr. Vicente Beraldi Freitas e Equipe. Proudly created with Wix.com

bottom of page